terça-feira, 14 de maio de 2013

Kumi Rauf: o criador da maior fan page negra do Facebookcriador da fan page I Love being black

O americano Kumi Rauf, de 28 anos, pode ser chamado de um dos Midas das redes sociais. Ele é o criador da página “I Love Being Black” (“eu amo ser negro”, em tradução livre), a fan page com temática negra que tem o maior número de seguidores no Facebook. São, ao todo, mais de seis milhões.
A página surgiu como suporte da sua empresa de roupas e acessórios, mas acabou virando uma febre em todo o mundo. Criada em 2005, o espaço é hoje um negócio que vende milhares de pulseiras, camisetas, calendários e demais acessórios com mensagens de valorização da identidade negra e uma grande vitrine para modelos entrarem no mercado internacional de moda.
Escolhido pela prestigiosa organização americana Urban Leaguecomo um dos mais influentes líderes afro-americanos com menos de 40 anos, Kumi desistiu de sua carreira no mercado de tecnologia na Califórnia para se dedicar a construir um movimento virtual que  já o levou a visitar diversos países do mundo fotografando pessoas negras.
Além disso, Kumi também palestra sobre o uso correto e direcionado das redes sociais e sobre a tecnologia à favor da identidade racial. Recentemente, o jovem empresário esteve no Brasil para uma palestra em Salvador, na Biblioteca Pública do Estado.
Ele contou que logo após ter se formado, enfrentou dificuldades no primeiro trabalho na área. “O racismo foi o primeiro golpe. O golpe n.º 2 foi o salário baixo e o 3º foi colocar limites na minha liberdade”, relatou Rauf que trabalha atualmente com os pais, dois irmãos e uma amiga. Ele pretende contratar ainda mais duas pessoas.
face“Algumas pessoas interpretam ‘eu amo ser negro’ como se fosse ‘eu detesto os outros’, mas não é verdade. Essa não é a nossa intenção. Nosso objetivo não é só o lucro. As pessoas que a gente faz propaganda são escolhidas a dedo. Recentemente tive que devolver um cheque de mil dólares porque era de uma empresa que não queríamos ter relações financeiras”, destacou.
A página “I Love Being Black” está atualmente no top 500 de cerca de 42 milhões de páginas do Facebook em termos de base de fãs. Está ainda no “top 20″ de todas as páginas de roupas no Facebook, a frente de marcas tarimbadas como of Dolce & Gabbana, Ralph Lauren, Old Navy e Armani.
Fonte: revista afro

Nenhum comentário:

Postar um comentário