segunda-feira, 6 de maio de 2013

EAD FUNDAJ – Seminário Virtual – 10 Anos da Lei 10.639/03

 

Foi criado um seminário virtual nacional para se discutir a educação para as relações étnico-raciais. O seminário se enquadra no objetivo de realizar uma comemoração reflexiva dos 10 anos da Lei 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira e da história da África nas redes de ensino. 
A ideia de realização do Seminário nasceu em Florianópolis, no último Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. A proposta é que ele seja realizado pelo Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros - CONNEABs, pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN, pelo GT 21, “Educação e Relações Étnico-Raciais”, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED, pela Fundação Joaquim Nabuco e pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT.
A proposta é de se realizar uma discussão sobre diferentes aspectos relacionados às conquistas e aos desafios presentes nos processos de implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais nas redes de Ensino.
O Seminário se desenvolverá a partir de seis grandes temas. Cada tema terá um (a) autor (a) convidado (a) que elaborará texto introdutório com três questões-chaveque abrirão o diálogo. Esse texto será comentado por um/a pesquisador/a e, posteriormente, ficará aberto para a participação e discussão dos inscritos no seminário. Os debates ocorrerão num fórum de discussão no Portal EAD FUNDAJ – Seminário Virtual – 10 Anos da Lei 10.639/03.Os comentários, opiniões serão sistematizadas pela Equipe deSistematizadores/as, que produzirão um relatório síntese das discussões do tema. Após o final do seminário teremos os relatórios temáticos que comporão a feitura do relatório final. Será produzido um livro.
As inscrições ocorrerão do dia 15 de abril a 08 de maio/2013.
Inscrições e Informações Portal da Fundaj:

Nenhum comentário:

Postar um comentário