quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Consciência Negra


DF: Consciência Negra foi tema de debate no IMS

No último dia 29 o IMS (Instituto Marista de Solidariedade) e o IMAS (Instituto Marista de Assistência Social) promoveram mais uma edição do Chá com Prosa: Direitos Humanos em Pauta. Na roda de conversa deste da penúltima edi
ção do mês foi Consciência NegraComo norteadores do debate o encontro contou com a provocação de Waldicéia de Moraes Teixeira da Silva, Presidenta da Aliança de Negros e Negras Evangélicos do Brasil e do Conselho de Negros e Negras do Brasil no Distrito Federal; Márcio Viana, educador do Centro Marista Circuito Jovem da Ceilândia; e Marlene Lucas, integrante do Fórum de Juventude Negra do Distrito Federal.
O encontro iniciou-se com uma atividade puxada pelo educador Márcio Viana e alunos do Circuito Jovem. Com berimbau e cantigas antigas eles incitaram os participantes a dançar num ritmo que chamam “capoterapia”. Logo após, a pastora Waldicéia começou a principal fala da tarde didaticamente explicando sobre a origem de movimentos sociais e politização. Ainda na apresentação, a pastora fez um resgate histórico da participação negra em igrejas protestantes do País e sobre a dura realidade que muitas vezes encontram pela conformação que a religião prega com relação à exclusão racial.
Marlene Lucas apresentou o trabalho do movimento negro jovem em Brasília, a militância empreendida e as ações de luta que ganham espaço a cada dia. Por sua vez, Márcio Viana contou sobre o evento anual da Consciência Negra que ocorre no Circuito Jovem da Ceilândia e que este ano contou com a participação de mais de 300 pessoas da comunidade local, principalmente alunos e os pais.
A escolha do tema pelo IMS e pelo IMAS condiz com as manifestações do Dia da Consciência Negra (20 de novembro) que ocorreram por todo o País. Ambas as instituições também se juntaram a esse coro e oportunizaram o debate sobre questões ligadas ao tema com militantes do movimento negro no Brasil. Entre os convidados estava o secretário de Estado da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal, Viridiano Custódio de Brito.
O próximo encontro ocorrerá, possivelmente, no dia 15 e tratará de economia solidária e direito ao trabalho associado. Para participar basta comparecer à sede do IMS. Acompanhando o debate contamos sempre com comidas de bebidas produzidas pela Central do Cerrado, que usa apenas frutos do Cerrado, provindos do extrativismo, na elaboração de bolos, biscoitos e sucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário